quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sartre e o Existêncialismo

Olá Caros leitores, estou aqui mais uma vez..  Agora irei citar um grande filósofo existencialista...

Sartre me ajudou a ter uma base de noção quando você se torna algo, um homem, e quando você é uma mera existência insignificativa :


"[...] O homem primeiramente existe,se descobre, surge o mundo, e só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista,se não é definível,é porque primeiramente não é nada.Só depois será alguma coisa e tal como a sí próprio fizer.Assim, não há natureza humana,visto que não há Deus para conceber.O homem é não apenas como ele se concebe,mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência.Tal é o primeiro princípio do existencialismo"

"A existência precede a essência"

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sartre e o Existêncialismo pt2

“A razão pela qual eu me recuso a encarar o existencialismo como uma outra moda francesa ou curiosidade histórica é que eu penso que ele tem algo muito importante a nos oferecer, para o novo século. Temo que estamos perdendo as verdadeiras virtudes de viver a vida apaixonadamente no sentido de termos responsabilidade por quem somos, a habilidade de fazer algo de si mesmo e se sentir bem em relação a vida. Existencialismo geralmente é discutido como uma filosofia do desespero, mas eu penso que a verdade é realmente o oposto disso.Sartre, uma vez entrevistado disse que ele nunca sentiu um dia de desespero na vida dele. Uma coisa que aparece de ler esses caras não é tanto um senso de angústia sobre vida, mas um tipo verdadeiro de exuberância de se sentir no topo dela, é como se a vida fosse sua para criá-la.